Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Banshee



'::' O Que É Uma Banshee? '::'

Banshee é um de vários seres fantásticos da mitologia celta( Irlanda) que é conhecida como Bean Nighe na mitologia escocesa. Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha.

'::' Características '::'

As banshees aparecem principalmente sob a forma dos três disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplice da deusa Celtada guerra e da morte, chamada Badhbh, Macha e Mor-Rioghain. Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a mourte, e seus cabelos por vezes são negros como a noite ou ruivos como o sol.





'::' Sua Origem '::'

As Banshee pode ter vindo da família das fadas, e é a forma mais obscura, é a fada mais tenebrosa de todas elas. Quando alguém avistava uma Banshee sabia logo que seu fim estava próximo: os dias restantes de sua vida podiam ser contados pelos gritos da Banshee: cada grito era um dia de vida e, se apenas um grito fosse ouvido, naquela mesma noite estaria morto.



'::' A Lavadeira '::'

Ela também pode aparecer como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida comobean-nighe(a lavadeira).


'::' A Lenda '::'

Tradicionalmente a lenda diz, que quando uma pessoa de uma aldeia irlandesa morria, uma mulher era designada para chorar no funeral. Nós usamos a palavra carpideira mas, as banshees só podiam lamentar para as cinco maiores famílias irlandesas: O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Klatte'sno caso, uma fada era responsável por cada família. Seria o choro da mulher-fada. Essas mulheres-fadas apareceriam sempre após a morte para chorar no funeral. Conta a lenda que quando um membro de uma dessas famílias morria longe de sua terra, o som da banshee gemendo seria o primeiro aviso da morte.


'::' Curiosidades '::'

Também se diz que essas mulheres chamadas de fadas, seriam fantasmas, talvez o espírito de uma mulher assassinada ou uma mulher que morreu ao nascer. Na Irlanda se acredita que aqueles que possuem o dom da música e do canto, são protegidos pelos espíritos; o Espírito da Vida, que é profecia, cujas pessoas são chamadas "fey" e têm o dom da Visão; o outro, o Espírito da Maldição que revela os segredos da má sortee da morte, e para essa trágica mensageira o nome é Banshee.


'::' O Gemido '::'

O gemido da Banshee é um som especialmente triste que parece o som melancólico do uivo do vento e tem o tom da voz humana além de percorrer a uma grande distância. Embora nem sempre seja vista, seu gemido é ouvido, usualmente a noite quando alguém está prestes a morrer. Em 1437, se aproximou do rei James Ida Escócia, uma vidente ou banshee que profetizou o assassinato do rei por instigação do Conde de Atholl. Esse é um exemplo de banshee em forma humana.

'::' Os Relatos '::'

Existem muitos registros de diversas banshees humanas ou profetizas que atendiam às grandes casas da Irlanda e às cortes dos reis locais. Em algumas partes de Leinster, se referem a elas como bean chaointe(carpideira) cujo lamento podia ser tão agudo que quebrava os vidros.
É bom lembrar que a banshee pertence exclusivamente ao povo Celta. Ela jamais será ouvida a anunciar a morte de qualquer membro de outras etnias que compõem a população irlandesa.


'::' Aparecimento em, livros, séries, filmes, etc.... '::'

No livro de J. K. Rowling autora de Harry Potter o bicho-papão de Simas Finnigan é uma Banshee.

Banshee é o codinome de um dos mutantes dos X-men com poderes sonoros sobre-humanos.

Na série de televisão americana Charmed, uma banshee são uma raça rara de demônios com cabelo branco distintivo e um grito agudo, audível apenas para cães e a sua vítima, que pode estourar vidro e vasos sanguíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário