Minha lista de blogs

sábado, 20 de julho de 2013

Dodhar-Chú


'::' O Que Era Dodhar-Chú '::'


Dobhar-chúseria era uma lontra mutante ou gigante habitante dos lagos da Irlanda antiga, sobre à qual fala-se em muitos contos e cantos regionais. A Irlanda tem diversas lendas sobre essa criatura.



'::' As Descrições e Características '::'

Também chamado de Doyarchu, Anchu, Cão d’água e Crocodilo irlandês, o Dobhar-chú é descrito como um animal que tem aproximadamente o tamanhode um crocodilo ou um cão bem grande, mas se assemelha a um cruzamento entre um cão e uma lontra, quase sempre descrito como de cor preta com pêlo brilhante colado ao corpo. Alguns habitantes descrevem Dobhar-chú como tendo uma ou mais manchas brancas sobre as costas, especialmente uma marca grande no meio do peito. Outros o descrevem como predominantemente branco com duas manchas pretas nas pontas das orelhas e uma grande no meio das costas no formato de cruz. Suas pernas posteriores são maiores do que as anteriores como um cachorro. As patas são grandes como seria de se esperar de um mamífero aquático. A cabeça é elegante e parece muito com uma lontra, o pescoço é longo, e a cauda longa e delgada com um tufo no final.




'::' A Lenda '::'

Este conto percorre no bestial assassinato de Grainne Ni Conalai, no Lago Glenade, Condado de Leitrimem 24 setembro 1722. Está lenda era conhecida por todos nas redondezas, uma vez que a balada era cantada nas feiras das ruas de Kinloughe nas proximidades. Ao perceber que ela não retornaria, seu maridoTraolach Mac Lochlainn ou McGloughlan, passou a procura-la, e ficou horrorizado quando viu o corpo de sua mulher amada deitado à beira do lago com a besta adormecida sobre seu peito mutilado.


'::' A Segunda História '::'

Um morador de Glenade, Patrick Doherty, já falecido, dizia ter iniciado uma perseguição à uma destas bestas, que começou em Frank Mc Sharry’ sem Glenadee falhou em Cashelgarron stone fortno Condado de Sligo,fora forçado a parar em um ferreiro para substituir uma ferradura perdida. Sua versão difere muito pouco da balada. Segundo Patrick, criou uma armadilha para o monstro enraivecido, deixando como isca os cavalos. Havia recebido do ferreiro uma espada com aqual teria cortado a cabeça da besta quando apareceu entre os animais.




'::' A Vingança '::'


Geralmente eles andam em duplas, um animal geralmente fica escondido enquanto o outro ataca e aparece se o primeiro tem problemas. Se um deles é morto o outro torna-se extremamente irritado e correrá o risco de perder sua própria vida para se vingar. Um relato fala sobre um Dobhar-chúque perseguiu um homem que matara seu companheiro por mais de 20 milhas, mesmo em desvantagem pela terra e o matou vingando seu companheiro morto.

'::' Os Avistamentos '::'

Pelos relatos consistentes de avistamento pode-se acreditar que se trata de um animal real. Alguns cryptozoologistas dizem que poderia ser uma nova espécie de lontra gigante. Outra possibilidade é que represente uma ligação entre as focas e os seus antepassados, provavelmente havia um ancestral primitivo destes animais que se assemelharia muito à Dobhar-chú. O local em que o maior número de avistamentos tem ocorrido é Achill Island, localizada na costa oeste da Irlanda, no condado de Mayo. Supõe-se haver uma pequena população destas criaturas no lago Sraheens, mesmo assim parecem ter costume migratório, e não ocupam o lago o ano todo. Alguns pesquisadores tem associado Dobhar-chú com uma criatura do conto de fadas irlandês, o “rei lontra”. Embora as duas criaturas tenham algumas características em comum, não são idênticas .



'::' Comparações '::'



Alguns pesquisadores o associam com Ahuitzotl (já fiz uma postagem sobre o ahuitzotl) que é descrito na lenda Asteca como um monstro da água, um cão de pequeno porte com a pele lisa, orelhas pontudas, patas largas e eventualmente uma massa no final de uma cauda. Animais similares são relatados no folclore indígena Norte Americano, identificados como “cães d’água” pela tribo Hopi Shasta.
No folclore irlandês, Dobhar-chú é considerado o rei das lontras ou o pai de todas as lontras, uma só polegada de seu couro é um amuleto forte o bastante para proteger um homem contra os disparos de qualquer arma de fogo, impedir o naufrágio de um barco e preservar cavalos de sofrerem ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário